Entrevista

25 de Abril

Confira uma entrevista com os proprietários da MBV!!

Neste próximo mês de maio a Marina Bela Vista (MBV) completa oito anos de atividades e o Portal da MBV conversou com os sócios-proprietários Álvaro Pavanello e Jean Pavanello (foto ao lado). Confira abaixo esta entrevista inédita:

 

Portal MBV: A MBV completa neste mês de maio oito anos de atividades. Como tudo começou?

Jean: Em 2003 compramos um barco e no final do ano trouxemos para Piçarras. Procuramos uma marina na época e acabamos deixando o barco na Marina da Elvira. Ficamos como clientes durante dois anos até que no início de 2005 a antiga proprietária manifestou interesse em vender a marina e a partir deste momento começamos as negociações. Em abril fechamos o negócio e a partir de maio começamos a operar a marina.

Álvaro: Tem um ditado que diz “unir o útil ao agradável” e foi isso que aconteceu, pois de clientes/usuários, passamos também, a gerir nosso próprio negócio. Talvez, estivéssemos no local certo e na hora certa. Foi uma oportunidade e apostamos nela.

 

Portal MBV: Vocês já tinham idéia de investir neste tipo de negócio?

Jean: Apesar do interesse em sempre ter um negócio próprio, não passava pela minha cabeça ser dono de uma marina. Entretanto as circunstâncias na época favoreceram a evolução do negócio, pois o meu gosto pelo ramo náutico e pela pesca acabou coincidindo com a oportunidade de comprar a marina. De repente, de clientes acabamos virando os donos do negócio.

Álvaro: Fui facilmente convencido pelo Jean pelo seu tino empreendedor e entramos de corpo e alma no negócio. Além do gosto pela atividade náutica, já tínhamos uma visão clara das principais necessidades dos praticantes deste lazer e conscientes das melhorias que se faziam necessárias.

 

Portal MBV: Por que a opção pelo investimento em Piçarras?

Jean: Primeiro porque o negócio aconteceu por uma oportunidade conforme respondi acima, mas a localização da marina em Piçarras foi fundamental para concretizarmos o negócio. Já trouxemos na época, como clientes, o barco para Piçarras, pois sempre achei um lugar perfeito para se ter um barco. A saída para o mar é excelente, a cidade é bem localizada e a região é ótima para passeios e pescarias.

Álvaro: Já como freqüentadores desta praia, aliado a facilidade de navegação, tanto para saída ao mar como no retorno a terra e, com a oportunidade surgida, isso fez com que em 2005 concretizássemos a aquisição da marina como negócio também.

 

Portal MBV: Como foi o início da MBV, quais foram os principais desafios?

Jean: Quando criamos o plano de negócio e definimos nossa missão e visão tínhamos bem claro o que realmente queríamos proporcionar aos nossos futuros clientes, pois era o que sempre gostaríamos de receber - um atendimento diferenciado e com serviços agregados de uma marina. A partir desta concepção, começamos a fazer as melhorias necessárias para atender a esta nova realidade de marina.

Álvaro: Cientes da necessidade de atender as expectativas dos clientes e lhe dar mais segurança e comodidade, primeiramente fizemos uma pesquisa formal com atuais os clientes da marina sobre suas necessidades e expectativas. Estes parâmetros serviram para estabelecer os serviços a serem implantados, bem como as prioridades. Através destes conceitos caracterizamos nosso compromisso que com certeza serviu de âncora para o fortalecimento do relacionamento entre a Marina Bela Vista com seus clientes. Outro fator muito importante foi a sinergia estabelecida também com os nossos funcionários na adoção do processo de “Melhoria Contínua”, não só no contexto geral, mas principalmente nas práticas operacionais. A Marina Bela Vista busca continuadamente antecipar-se as novas necessidades de seus clientes.

 

Portal MBV: A MBV foi crescendo com velocidade ao longo destes anos. Como vocês destacam este crescimento?

Jean: Acredito que é o resultado da nossa estratégia de negócio. Ao longo deste período todos os investimentos realizados seguiram a risca o plano inicial traçado, que sempre foi de gerar serviços diferenciados para a comodidade dos clientes. Desta forma conseguimos fidelizar e buscar novos clientes que, claro, valorizam estes atributos. Outro ponto importante que destaco é que, para manter e prestar um serviço de qualidade ao longo destes anos, sempre tivemos uma equipe unida e que realmente trabalha em conjunto. Caso contrário nada seria possível!

Álvaro: Como já comentado pelo Jean, a busca de soluções práticas e a rapidez aliada ao “ganha-ganha”, os resultados sempre foram e continuarão sendo previsíveis, ou seja, positivos. Portanto, não podemos nos contentar com o comodismo, devemos ser dinâmicos e acompanhar a evolução das coisas e buscar sempre as melhores soluções. Não se pode deixar de mencionar que a criação de um ambiente familiar, também, foi um dos pilares para o atingimento desse sucesso. Outro fator que pode ser mencionado é a gama de novos produtos oferecidos pela Marina Bela Vista, onde podemos destacar o “Clube do Barco”, que fez com que conquistássemos mais clientes através desta nova opção de lazer.

 

Portal MBV: O que é o Clube do Barco da MBV, qual é o objetivo deste serviço?

Jean: Sempre estamos atentos e buscando implantar novos serviços para gerar comodidade aos clientes. A idéia do Clube do Barco surgiu justamente com o objetivo de proporcionar o máximo de comodidade. O cliente do Clube tem a disposição um barco sem precisar comprar um, ou seja, pagando apenas uma mensalidade o cliente pode sair a qualquer momento com um dos nossos barcos. Fizemos algumas pesquisas e evidenciamos que na Europa e Estados Unidos este tipo de serviço já é comum e procuramos implantar aqui na nossa região. Sendo um Membro do Clube, o cliente efetivamente não tem nenhum tipo “preocupação” com os barcos, uma vez que todo o “incômodo” relacionado com a posse e manutenção de se ter um barco, é nosso. Fazendo parte do Clube, o cliente tem todo o lazer náutico com comodidade e da forma mais econômica possível.

Álvaro: Dentro da proposta de oferecer oportunidade aos que gostam do mar, o “Clube do Barco” é uma ótima opção pelo seu custo benefício, pois nesta modalidade, não há a necessidade do usuário dispor de recursos financeiros para aquisição da embarcação e demais custos com manutenção. Outra vantagem é de que a cota de participação pode ser rateada entre mais pessoas, diluindo ainda mais o custo das mensalidades.

 

Portal MBV: Após oito anos de atividades, qual o balanço do negócio? 

Jean: O balanço é muito positivo. O que mais me orgulha é saber que hoje a marca Marina Bela Vista já é uma referência na região. Isso mostra que estamos no caminho certo, sendo que os investimentos realizados e os serviços implantados realmente foram valorizados pelos nossos clientes. Entretanto, como todo negócio no seu início, ainda estamos buscando um maior equilíbrio entre os investimentos e o retorno sobre os mesmos, principalmente em função dos altos custos que hoje uma marina do nosso porte tem para se manter. Acreditamos que a implantação constante de novos serviços deve ajudar a melhorar a rentabilidade do negócio.

Álvaro: Estar em contato com a natureza já é uma conquista. Poder compartilhar uma relação de convívio familiar e de amizades com os clientes é ainda mais gratificante.  Como comentou o Jean, não priorizamos um retorno imediato sobre os investimentos realizados, mas sim, assegurar que o negócio seja duradouro e crescente. Contudo, o engajamento entre a marina e seus clientes, com certeza é o nosso maior orgulho, o que nos traz mais motivação para continuarmos com nosso negócio.

 

Portal MBV: Para terminar, quais são os planos para os próximos anos? O que os clientes podem continuar esperando da MBV?

Jean: Temos bem claro a nossa visão, missão e políticas, e é com base nesses princípios que estaremos dando continuidade ao nosso negócio. Estaremos sempre atentos e buscando agregar ainda mais valor através de serviços diferenciados. A vantagem é que a proximidade com os nossos clientes no dia-a-dia sempre nos revelaram e continuarão revelando as principais necessidades deste público, e cabe a nós não poupar esforços para atendê-los.

Álvaro: Queremos continuar sendo referência em termos de opções para os nossos clientes, na busca contínua da melhoria dos serviços prestados, pois o nível de exigências é crescente e necessitamos estar atentos a estas demandas.